O mundo seria um lugar melhor, se Premonição 5 não existisse!



AVISO: spoilers!



Quando soube da existência de Premonição 5, há alguns anos, fiquei curiosa. Para mim, o desfecho do quarto filme tinha sido bom o suficiente para que a franquia acabasse nele. MAAAAAAAAS, como nada é do jeito que a gente pensa que é, lançaram Premonição 5.

Basicamente, qualquer Premonição terá um acidente brutal que alguém prevê minutos antes de acontecer:


Premonição (2000): explosão de um avião




Premonição 2 (2003): acidente no trânsito




Premonição 3 (2006): acidente na montanha-russa


Premonição 4 (2009): acidente na pista de corrida


Premonição 5 (2011): acidente na ponte

 O número de mortos diminuem, graças a essas premonições, porque a pessoinha causa uma confusão paranoíca, logo, algumas pessoas são retiradas do local.
Como nada são flores nessa vida, a morte volta a perseguir os sobreviventes: um por um, começam a morrer misteriosamente.
A personagem principal, continua paranoica e começa a procurar uma lógica para os acontecimentos. Em alguns casos, ela continua prevendo as mortes.
Depois de muita investigação, descobre-se que os indivíduos estão morrendo na sequência que deveriam ter morrido no acidente.¹ Também descobre-se que quando se salva uma pessoa, a Morte a pula e parte para a próxima da lista. ²


...


Premonição 4 termina com o Nick, personagem principal, dizendo que  todo mundo morre exatamente onde deveria morrer.³


Na minha cabeça, esse foi o final quase perfeito. BUM. Não havia mais sentido continuar a franquia. Esse tempo todo, não existiu lista, nem "ela me pulou". Todas as fatalidades aconteceram porque aconteceriam mesmo. Ou seja, a única função das premonições é deixar a personagem principal paranoica porque ela não salvaria ninguém mesmo.

Em todos os outros, com exceção do primeiro, depois da premonição, alguém fala que isso já aconteceu antes relembrando o primeiro filme. 
O estranho é que no quinto filme, ninguém fala nada. Então, o longa segue, morte vai, morte vem... De repente, Premonição 5 acaba exatamente onde começa Premonição: no voo 180, ano 2000, destino França. Assim, você descobre que aquilo era  um ciclo. O que não fez o menor sentido.
É como se Premonição 5 não passasse de um Premonição: a origem sem explicação. Sério, tudo deveria ter acabado no quarto filme e pronto! Eu ficaria feliz e você também, por não ter que ler tudo isso aqui.

Se você persistiu na leitura e ainda não assistiu os filmes, Não perca seu tempo vendo o quinto ou só veja o primeiro e o terceiro que são os melhores.












¹ Com exceção do segundo filme. Na realidade, o segundo filme é uma exceção. Eles tentaram realmente fazer uma sequência, como se a premonição do Alex tivesse alterado a lógica da Morte, por isso no segundo a sequência da lista está invertida. De algum jeito, todas os personagens nesse filme morreriam, se não fossem os acontecimentos do primeiro.


² Em premonição 5, se alguém morrer no seu lugar, automaticamente, todos os anos que essa pessoa viveria são depositados em sua conta. Não, não faz sentido.


³ Fico indignada em saber que o Alex, do primeiro filme, sobrevive a tanta coisa para morrer com um tijolo na cabeça.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Cavaleiro Solitário

"El meme es el mensaje": reflexões sobre o herói semanal das redes sociais