Refletindo sobre a questão Katniss

Pensando sobre o que eu quero compartilhar com o mundo. Resolvi falar sobre a Katniss. Na realidade, estava perambulando no Facebook e vi umas coisas que me deixou intrigada em relação a ela.
Senta que lá vem spoiler. (TUTUTUTURURU TUTUTURURU)¹





Quando eu li a trilogia (li tudo tão rápido que não lembro de muita informação), eu fiquei muito fascinada com tudo aquilo. (Gostei do filme, mas o livro foi relativamente mais fascinante). Os filmes têm seus pontos bons e ruins. Assim como os livros também têm seus pontos fracos em relação aos filmes. A cena do reencontro entre a Katniss e o Peeta em A Esperança parte 1, por exemplo, ficou melhor no filme.
 Eu só queria deixar registrado a minha vontade de dizer que a Katniss não é tudo isso que as pessoas imaginam, segundo eu mesma. Primeiro, porque ela não é altruísta como dizem por aí. Ela se importa com os outros porque ela se importa consigo mesma. Por exemplo, quando ela foi para a arena no lugar da irmã dela, ~teoria conspiratória de Janaína parte 1~ não foi porque “ah minha irmã”. De fato, ninguém suportaria ver a morte da irmã, por isso ela se voluntariou. Tudo bem que ela fica um bom tempo sem chão, quando ~todo mundo sabe esse spoiler~ a coitadinha da Prim morre, mas é uma junção de fatores que a deixam mal.
Na realidade, ajudar familiares não conta como altruísmo porque você os ama. Simples e prático.
Okay, ela ajudou a Rue, no entanto, a Rue ajudou ela primeiro e a Katniss via na Rue uma Prim.
O ponto crucial disso tudo, é a participação dela na Revolução. Cara, é nítido que ela não está nem aí para nada. (É claro que ela é super antenada em relação a desigualdade nos distritos, no entanto, a família dela sofre com aquilo, por isso o entendimento e a revolta com a coisa).  Ela só participa da revolução para salvar o Peeta. Ela não pensou na transformação de tudo, até ter a oportunidade de realmente lutar. No entanto, ~teoria conspiratória de Janaína parte 2~ ela queria se vingar do Snow por tudo que ele a fez passar, consequentemente, também se vingar do que ele fez com o Peeta.
O único momento que ela teve um leve pensamento altruísta, ao meu singelo ponto de vista, foi quando ~ ALERTA VERMELHO: spoiler que ninguém conta ~ lavo minhas mãos em relação a você continuar lendo isso! Ela teve a oportunidade de matar o Snow, todavia, acaba matando outra pessoa (a mão coçou de vontade contar quem,  maaaaaas sou legal). Só que a vítima seria responsável pela morte de sua pobre irmã.
Por essas e outras lembranças, não acho que ela seja uma heroína verídica igual o Capitão América ou até mesmo igual a Peggy Carter ~ spoiler da recente série sobre ela~ que preferiu jogar o sangue do seu amado fora a ver o mundo sofrer com as consequências que o mesmo traria (ela poderia ter enterrado). Por essas razões, eu acho que a Katniss está mais para uma mocinha valente do que heroína de fato.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Cavaleiro Solitário

"El meme es el mensaje": reflexões sobre o herói semanal das redes sociais