Chappie: sobre um futuro não tão distante

Isso não é sobre inteligência artificial.



Chappie é um filme de 2015 que acontece nesse ano que vos escrevo em 2016.  A história é sobre um nerd que cria modelos de robôs para substituírem policiais. Seria uma espécie de Elysium, a origem? Foi o que pensei.

O mesmo nerd tem a brilhante ideia de criar um robô que tenha emoções. A.I - a origem? Como sua supervisora não aprova, ele furta a carcaça de um robô defeituoso e faz upload do código que daria emoções nela. Muita confusão rola e o nerd é sequestrado por bandidos que queriam assaltar um banco. A experiência dá certo e o robô recebe o nome de Chappie.

Chappie é como o David de Inteligência Artificial, mas ele tem corpo de robô mesmo ele tem a capacidade de aprender e sentir.  Como os bandidos precisavam de ajuda para assaltar, eles ficam com Chappie e deixam o nerd vivo.

Chappie foi criado para ser um gênio. Mas o mundo cruel e a influência da criminalidade interferem em seu futuro. 

Ao ver a situação de Chappie, lembrei de alguns doces meninos sorridentes que vi serem seduzidos pelo famoso mundo do crime. É fácil entender porque Chappie rouba. O Ninja, líder do pequeno grupo de bandidos, ilude o pobre robô o tempo todo. E ainda diz que se ele ajudasse no assalto, eles comprariam um novo corpo para Chappie (porque ele estava em um defeituoso).  Fiquei pensando em quantos meninos não "escolhem" essa vida por causa desse novo corpo.

Talvez esse novo corpo seja aquele tênis maneiro da Nike que o colega tem e, por isso, vive caçoando o seu velho e furado tênis. Não sei, talvez um mero tênis não seja o problema. Quem sabe ele só busca um jeito de escapar das brigas dos pais bêbados. Especialmente quando o pai espanca sua mãe.

É tão fácil sentir pena de um robô inocente que rouba ou mata por não conhecer a realidade. E é mais fácil ainda condenar um garoto que teve sua inocência roubada pela própria realidade.

Talvez tudo isso seja só mais uma pira da minha cabeça. Até porque cada um vence por seu próprio mérito.............................

Comentários

  1. Já falei que amo seu blog? Você já deve ter cansado de mim no Twitter, mas enfim. Eu amo o seu blog, e cara, esse foi um dos posts mais lindos que você já fez. O meu post preferido, me fez refletir de uma maneira grandiosa. Nunca assisti ao filme, mas depois de ler isso, vou correndo assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. ♥ ♥ ♥ Muito obrigadaaaa! Amei seu comentário. Fico muito feliz por você ter gostado do post. Acho que você gostará do filme também! Muito obrigada de novo e volte sempre :) (Ah e eu não cansei de você no Twitter, não. HAHA)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Cavaleiro Solitário

"El meme es el mensaje": reflexões sobre o herói semanal das redes sociais